quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Cantinho do Céu e os mananciais

Muitas dúvidas pairam quando a questão é o bairro de Cantinho do Céu, e tantos outros do extremo sul de São Paulo, em relação ao Programa Mananciais...
Urbanização, remoção parcial, despejo total, parque ecológico, melhoria para a população, xenofobia institucional, praia urbana, realocação...?
As versões entre a população são muitas e também o são entre as organizações que tentam saber o que acontecerá.
Numa tentativa de entender e repassar o que encontramos de informação o Coletivo FACA encontrou alguns arquivos na internet, de um projeto do que deverá acontecer no bairro...
Em muitos aspectos as informações conicidem com as outras que nos chegaram, sendo, em muitos casos, complementares para entender o que vai mesmo acontecer na região.
Esclarecemos que não somos contra a defesa das poucas áreas verdes e áreas de mata e represa que restam ante a devastação ambiental. Mas antes de criminalizar as familias residentes nessas áreas, é preciso tomar consciência do que as levou a construir suas casas nesses lugares e a real situação dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, e sobretudo os das periferias paulistas, excluídos de todos os meios dignos de vida.
Se não há como evitar a remoção das famílias, por questões ambientais, deve-se garantir os direitos constitucionais de receberem indenização digna, ou outra moradia digna, ter acompanhamento jurídico, estar informadas do que está acontecendo e com antecedência em caso de remoção, ter acomapanhamento do serviço social, no ato da remoção ter transporte gratuito de seus bens, entre outras coisas.
Um processo de melhoria de condições de vida e ambientais na região não pode vir acompanhado de desrespeito dos direitos humanos e da dignidade das famílias ali residentes.

O link para o sítio onde consta o arquivo do projeto é:
http://lusobrasileiro.files.wordpress.com/2008/10/aliende-cantinho-do-ceu.pdf

Nenhum comentário: