quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

E @s trabalharador@s...?

Várias empresas multinacionais receberam isenção de impostos e auxílio financeiro dos governos federal e estadual em São Paulo (e no Brasil inteiro).
No entanto, nesta semana várias delas já comunicaram ou executaram demissões!
Os sindicatos, sem muito o que fazer, pressionam com graves e fazem acordos e mais acordos, que, em geral, também não tem beneficiado @s trabalhador@s.
Os alimentos têm ficado cada vez mais caros, o custo de vida subiu muito, a instabilidade de emprego afeta as classes mais pobres violentamente...
Mas quando se fala em ajuda, é ajuda pra empresário, pra empresa. Os mesmos que pediram ajuda do governo pra manter o seu Martini geladinho, sempre a disposição.
Porque, quando a sociedade exige mais recurso público pra saúde, educação, cultura, infra-estrutura, esporte, etc., os GRANDES economistas, empresários e consultores jornalísticos dizem que isso é um absurdo, que o estado não pode ficar dando tudo de mão beijada, que a economia não pode ser "manuseada" pelo estado, que quem é capaz e trabalhador paga pelo que precisa...
Mas, quando a coisa aperta pras empresas, dizem que o estado tem obrigação de ajudar, tem de reduzir os direitos dos trabalhadores, os coitados dos empresários não estão aguentando...???
Por que nós, trabalhadores e trabalhadoras temos de continuar pagando, pagando e pagando, se não podemos usufruir do que é produzido pelo nosso trabalho???
Os grandes meios de comunicação se contradizem todos os dias, para defender seus escusos interesses econômicos...
Anunciam uma crise gigante, como nunca antes ocorreu, quando querem defender as empresas...
Dizem que o Brasil está maravilhoso economicamente, quando querem que compramos tudo que aparece na propaganda...
Acusam o país de atrasado na questão trabalhista, que prejudica as relações de trabalho, quando querem atacar os poucos direitos que têm @s trabalhador@s...

Nenhum comentário: