quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Antijornalismo IV

Nova onda de propagandas inescrúpulosas ronda o país, agora alardeando uma nova rodovia de São Paulo para o conhecimento do povo brasileiro sobre um certo governador... e novamente a mídia empresarial está calada!
Ontem o sítio Conversa Afiada publicou artigo, onde questionava o presidente do Tribunal Superior Eleitoral sobre as propagandas de José Serra pelo Brasil afora, primeiro da Sabesp e agora do Rodoanel, segundo sua legalidade(http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=4836), afinal ainda não existe campanha "legal" para a presidência em 2010 e não há razões aparentes, além dessa, para fazer propagandas do Rodoanel e da Sabesp, na Paraíba ou no Acre!
Há também, no sítio pessoal do deputado estadual de São Paulo, Enio Tatto, uma transcrição de uma declaração numa sessão de Câmara dos Deputados, onde ele diz: "Mais uma vez venho aqui reclamar e protestar sobre os trabalhos aqui na Casa, que virou rotina e não conseguimos discutir aquilo que é proposto pela oposição no estado de São Paulo" pois "uma grande quantidade de Deputados desta Casa é favorável a essas CPIs, mas eles têm medo de assinar, temendo retaliações do Executivo"(http://www.eniotatto.com.br/site/SecaoTribuna/materia.php?id=7).
Claro que, em uma declaração de Deputado devemos considerar diversos poréns, mas é interessante essa nota do medo de "retaliações do executivo".
Entre outras coisas, tem sido bastante vinculado, também, o novo plano de expansão do transporte metropolitano de São Paulo... Novos veículos, novas linhas, ampliações, reformas, etc., etc., etc..
Será que estas expansões serão como a da linha Celeste de trem (Grajaú-Osasco), onde os veiculos trazem adesivos alardeando "novo trem" e várias propagandas dizem que temos muitos carros novos nesta linha...
Mas, se olharmos bem, perceberemos que os veículos da linha Celeste são os menores de todas as linhas de trem de São Paulo! Onde outras linhas, como a Luz-Rio Grande da Serra, o trem tem 10 vagões, aqui temos somente 4!!!
Imaginamos então que os trens maiores, sim aqui havia trens maiores, foram repartidos e reformados, assim temos muitos trens novos, sem realmente ter trens novos!!!
Ou será que estas expansões serão como a da linha Lilás de TREM, que você provavelmente não conhece, porque, depois de ser planejada, custeada, construída e posta em operação pela CPTM, o governo de São Paulo deu a administração pro METRÔ, e quando inauguraram: "Zona sul de São Paulo recebe linha Lilás de METRÔ".
Deve ser mágica!
Ainda bem que isso é antijornalismo... a gente mente muito aqui, não somos sinceros como Estadão, Folha, Globo...

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