terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Última do Ano!

A 5ª Mostra Cultural Alternativa - Fagulha foi difícil...
A aparelhagem de som emudeceu, as luzes não paravam acesas, o trabalho foi muito maior do que imaginamos, os banheiros não tinham luz, não deu tempo de baixar a lona do circo e o vento castigou...
No entanto, todas as pessoas presentes fizeram do evento aquilo que ele devia ser: uma atividade participativa, de troca de idéias, plural no espaço para as diferentes expressões artístico-culturais!
Houveram muitas intervenções livres e a presença de pessoas foi a maior de todos os outros 4 fagulhas.
A galera do Imargem realizou o DebatePapo, abrindo o evento às 15h, com uma troca de idéias que reuniu quase tod@s @s presentes no evento.
Em seguida os manos do JDMA e MN e a Junção, acompanhados de Bola Max, realizaram as primeiras intervenções do dia, mandando muito Rap e agitando a galera.
O reagge não podia faltar e esteve mais que presente no som de New Raise e Novas Raízes.
Por conta do atraso no início do evento, nosso mano Criolo Doido não pode realizar sua apresentação, pois tinha outro compromisso no sábado, e não dava pra esperar mais. Fica aqui nosso pedido de desculpas a tod@s que foram até o Fagulha para assistir ao show dele, e, claro, a você Criolo Doido, que não pode se apresentar por causa de nosso atraso.
A roda de discussão sobre globalização foi também muito movimentada, com as contribuições de Adriana Fortes, Solano Jacob e Sérgio, que veio substituir o professor e historiador André, que por conta de um compromisso de última hora, não pode participar. A galera participou e colocou suas opiniões.
Ainda rolaram intervenções dos manos do Viela 10 e dois caras que mandaram um ótimo BeatBox, mas que não deixaram os nomes pra gente.
Já eram mais de 21h quando Adriana realizou a contação de histórias, seguida pelo som de Slim Rimografia, que balançou o circo, com ritmo e velocidade.
Já finalizando o evento, o pessoal da Coletivo Mímesis de Teatro fez uma cena teatral baseada no poema de Vinícius de Morais, fruto da Oficina de Teatro ministrada por el@s, realizada no FACA.
Pra encerrar, os companheir@s do NCA fizeram uma projeção de filmes, apresentando os curtas Perna e Menino Aranha, já quase a meia-noite.
Este ano foi comprido, realizamos muitas oficinas, cinemas, alguns eventos, dois saraus, quatro rodas de discussão e três mostras culturais, fora as participações em eventos de parceiros, e cabe aqui um agradecimento a todos e todas que contribuiram pra que conseguissemos chegar até aqui, cumprindo tudo o que nos dispusemos a fazer em 2008.
Talvez esqueçamos algum nome que seja tão importante quanto qualquer outro que esteja aqui e pedimos desde já desculpas, mas se não tentarmos citá-los seremos mais injustos ainda:
Agradecemos a tod@s do Projeto Anchieta, que nos abrigou e auxiliou muitas vezes; ao Coletivo NCA, que deixou o projetor mais com a gente que com el@s mesm@s; aos Coletivos Imargem, Artixo e Balaio Grajaú; aos Irmãos Carosi, Coletivo Mímesis, Tião Nicomedes e tod@s que realizaram intervenções teatrais conosco; ao Cedeca Interlagos e ao Oficina da Rima; ao MPL pelas contribuições; a todas as bandas que tocaram este ano em Saraus, Facadas, Fuzuês e Fagulhas; a tod@s @s grafiteir@s que colaram; a tod@s que dispuseram seus carros em carretos e caronas; a todas as pessoas e grupos que realizaram intervenções nos eventos; a Bete da E E Pe. José Pegoraro, que abriu espaço pra gente; a tod@s que contribuiram em nossas rodas de discussão; ao pessoal da Rádio Varzea; @s companheir@s do CCS Antônio Martinez.
Agradecimentos pessoais a Cássia, Francielle e Lucimara; Letícia, Thunder, Ariana e Viviane; Fernanda; Lilian; Marcelino; Manuela; Adriana Fortes; Fernando e Unidade; Tigone; Moser; Tim; Ana Terra; Allan e Brado 'm Bando; Criolo Doido; a todas as pessoas que contribuiram direta ou indiretamente, e não foram poucas, mas que nossa memória não foi suficiente pra lembrar; e a Deus, seja ele como for e tenha o nome que tiver.

As atividades terminam, mas a luta continua...

Nenhum comentário: