sábado, 13 de dezembro de 2008

AI-5: a face mais obscura da ditadura

Em 1964 o Brasil mergulhou numa ditadura militar que se prolongaria por 21 anos...
Cassações de mandatos; extinção dos partidos políticos; criminalização das greves, das organizações trabalhistas, do partido comunista, das universidades; diminuição dos direitos civis...
Dizendo proteger o país da ameaça comunista, os militares depuseram um presidente democráticamente eleito e alinharam o Brasil com a doutrina estadunidense de "segurança, liberdade e desenvolvimento".
O povo respondeu das ruas, realizando manifestações, juntamente com organizações civis ou espontâneamente. Alguns políticos da época também tentaram reagir, barrando projetos do governo no congresso.
Os eventos do maio de 68, aliados à uma derrota esmagadora dos candidatos do governo militar nas eleições em 67 e as rejeições do congresso aos ditames do governo militar, deram pano de fundo para sua maior violência política, social, econômica, cultural, humana... O Ato Institucional Nº5!
Este não era o primeiro Ato Institucional, mas foi o mais tenso de todo o regime militar, pois fechou o congresso, acabou com todas as liberdades individuais e deu ao ditador-presidente poderes irrestrítos.
Todos os meios de comunicação, bem como os meios artísticos, foram fortemente censurados(embora no caso de Globo, Estadão, Folha e afins, nem precisasse), qualquer manifestação, ação ou crítica contra o governo era criminalizada e reprimida, não haviam mais eleições em quase nenhum cargo público e a caça aos "subversivos" tomou proporções absurdas: procurar, prender, torturar e matar!!!
Em poder desta "ferramenta", o governo militar teve caminho quase livre pra realizar todas as manobras, na busca dos ideais que levantados em março/abril de 1964: Alinhar o Brasil aos Estados Unidos política, ideológica, econômica e culturalmente, desagregar toda a organização popular existente, sucatear os serviços públicos favorecendo as privatizações (o FHC aprendeu a lição), destruir o partido comunista, bem como os próprios comunistas, socialistas, anarquistas, sindicalistas e afins, acabando com qualquer tendência esquerdista no Brasil, impor uma educação voltada ao trabalho, tanto nas escolas quanto nas universidades, desfazendo a proposta de troca de conhecimento, favorecer o capital (empresários multi-nacionais) nas relações de trabalho brasileiras, etc., etc., etc....
Em 31 de dezembro de 1978, na tal "abertura para a democracia" (mais falsa que nota de R$40), o AI5 foi revogado... Mas não sem antes deixar profundas marcas na sociedade brasileira, principalmente n@s trabalhador@s pobres, que vivem dividida por um abismo imenso de desigualdade, exploração e injustiça que, cavado desde 1500, foi muito aprofundado e delineado pela ditadura militar de 1964, esta, inexistente nas escolas, nos meios de comunicação, na história do Brasil...
Basta perguntar à maioria dos jovens nascidos em seu final, que, em geral, não fazem a menor idéia de que houve ditadura militar no período 1964-1985!!!
Se ela foi tão boa pro povo brasileiro, como afirmam seus defensores, por que ela deve ser posta em esquecimento???

Nenhum comentário: