quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cadeia à Livre Manifestação ???

Em 26 de outubro deste ano foi aberta a 28ª Bienal de São Paulo... No mesmo um grupo de grafiteir@s adentrou o espaço vazio, no segundo andar, para deixar a sua intervenção, que havia sido uma das justificativas dos curadores para a existência deste espaço... Mas em nossas altas rodas intelectualóides, graffit e pichação não são arte, e a ação dos jovens foi tachada de vandalismo, destruição e ato criminoso.
Assim como também o fora, a ação do jovem Rafael, que junto a um grupo de grafiteir@s pichou a Universidade Belas Artes...
No entanto, já tratamos em outro artigo sobre a questão motivacional destas ações(vide Ação na Bienal de São Paulo) e o que queremos colocar aqui é outra questão:
Caroline Pivetta da Mota, 24 anos, está presa há 41 dias, pelo crime de se manifestar contra um sistema cultural elitista e de falso nível artístico!
Sua ação sequer foi julgada, mas negando-se o direito de defender-se em liberdade, assim como negou-se habeas corpus, a justiça de São Paulo a mantém presa, como se fosse uma bandida de alta perículosidade, incapaz de conviver no meio social!
No entanto, em outros tantos crimes muito mais graves cometidos, a polícia foi proíbida até de utilizar algemas!
Escala de perículosidade aparente da justiça brasileira:
Bilionários ladrões: responde em liberdade!
Policiais assassinos: responde em liberdade!
Político desviando milhões: responde em liberdade!
Playboy mata trabalhador: responde em liberdade!
Latifundiários escravistas: responde em liberdade!
Pobre rouba pão: preso exemplarmente!
Pobre se organiza: preso exemplarmente!
Pobre se manifesta: preso exemplarmente!
O que se configura é a velha repressão sistemática das organizações sociais, mesmo as mais informais, numa tentativa sempre presente no Brasil de desencorajar a luta reivindicatória e a livre manifestação e organização.
Agora 8,7 milhões de reais, pra deixar um pavilhão inteiro vazio e impossibilitar centenas de artístas de expor seus trabalhos não é crime???
De onde vem o dinheiro que é utilizado pela Fundação Bienal???
Qual é o crime cometido por Caroline, que justifique essa penalização exacerbada???
Nós do Coletivo FACA nos manifestamos pela libertação imediata de Caroline Pivetta da Mota e, pelo cumprimento de pena que já sofreu e a incoerêcia das acusações, a anulação de todas as ações contra ela.

Outros manifestos:
studium 27: http://www.studium.iar.unicamp.br/
CMI: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue//2008/12/435127.shtml

Nenhum comentário: