terça-feira, 9 de dezembro de 2008

60 Anos de Direitos e 40 Anos de Anti-Direitos


Em 13 de dezembro de 2008 "comemoram-se" os 60 anos da declaração dos direitos humanos pela ONU... direitos dificilmente respeitados pelas elites de todos os países em relação as classes pobres, como demonstrado à 40 anos aqui no Brasil, quando no mesmo dia 13, em 1968, foi decretado Ato Institucional Nº5, que fechou o congresso, acabou de vez com as eleições, instituiu a prisão perpétua, a pena de morte e o banimento, destituiu @s cidad@s brasileir@s de todos os direitos, exceto a elite dominente que fez e desfez tudo o que quis, tornando o nosso país, mais do que antes, nesse poço de injustiça e desigualdade que temos hoje.
Em lembrança a este crime nacional, as entidades de São Paulo de luta pelos Direitos Humanos assim como as que estão congregadas e formam a sessão paulista da CBA (Comissão Brasileira da Anistia) programaram, em conjunto com a Secretaria de Cultura do Estado, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, uma série de atividades desde o dia 10 até o dia 14, quase todas elas desenvolvidas no auditório do Memorial da Resistência.

Dia 10 – a partir das 14 horas - Sessão em Homenagem aos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que terá o título: 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Conferencia das entidades paulistas pela Anistia.
O Secretário da Justiça Luiz Marrey já confirmou sua presença, assim como o Presidente do CONDEPE. Outros movimentos sociais , autoridades estaduais assim como deputados e vereadores de SP também foram convidadas. Haverá breves exposições dos diversos setores convidados e no final do encontro se lançará um documento das entidades de SP pela Anistia.

Dia 12, 13 e 14 - Programa AI5- Nunca Mais

Dia 12- Programação da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça com palestrantes convidados para a parte da manhã e sessão de julgamentos de processos durante a tarde (programa completo será enviado nos próximos dias)No fim da tarde, com o patrocinio do escritório regional do MINC em São Paulo, se procederá ao lançamento de dois livros, um de Nilmario Miranda e outro do Emiliano José.

Dia 13 a partir das 15 horas – Exibição em pré-estréia do filme "Jango em Três Atos" com a presença de Joao Vicente Goulart e também do Ministro Vannuchi e do Presidente da Comissão de Anistia Paulo Abraão

Dia 13 a partir das 21 horas- no espaço denominado KVA (endereço completo a ser divulgado nos próximos dias), lançamento da revista numero 1 “Direitos Humanos”, da SEDH. No lançamento da revista haverá um coquetel com atuação provável do Coral USP.

A partir das 23 horas no mesmo local, baile que será provavelmente animado com a famosa Banda Gloria. Este evento deverá ter uma contribuição mínima para ajuda no pagamento da banda.

Dia 14 (sujeito a confirmação) - repetição da exibição do filme no mesmo horário (15 horas) no auditório do Memorial da Resistência.

O Memorial da Resistência fica na Estação Pinacoteca, na sede do antigo Dops, palco de torturas e assassinatos durante a ditadura militar 1964-1985.

Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66, Luz, centro de São Paulo.

Nenhum comentário: