terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Incêndios Estranhos

(incêndio na favela da rocinha, campo belo)

Recentemente, duas notícias de incêndios em favelas nos fizeram pensar nas higienizações ocorridas em grandes centros, nas cidades do Estado de São Paulo.
Um deles em São Vicente, favela México 70, destruiu quase 200 barracos. Já em São Paulo, o incêndio na favela da Rocinha, no Campo Belo, destruiu até 300 barracos.
É mais que conhecida a prática de desalojar favelas concentradas próximas a áreas nobres, utilizando os mais variados motivos para tal: construção de avenidas, utilização do terreno pelo "proprietário", área de risco, etc.. Como exemplo vale a parte da favela da Avenida Águas Espraiadas, cujo desalojamento gerou ainda mais concentração habitacional no Grajaú.
No entanto, sempre é de chamar a atenção o fato de que só ocorrem incêndios em favelas de regiões centrais ou tidas como nobres, causados por curtos circuitos e velas acesas...
Moramos há décadas em áreas de favelas, conhecemos centenas de outras nas periferias e não nos lembramos de casos assim. E olha que a região de grajaú é extremamente complexa em questões de moradia e a falta de energia e os gatos de luz estão mais que presentes(vide Cantinho do Céu)!
Também conhecemos algumas ocupações de terra ou prédios, em que a situação não difere muito: velas, lampiões, gatos... Barracos feitos de bambu e lona, no máximo com madeira de outdoor, e nunca pegaram fogo!
Qual é, então, o "comportamento de risco" das favelas nas regiões "nobres"???

Nenhum comentário: