quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

As cotas nas universidades: pró-não, pró-sim...

As cotas para negr@s nas universidades sempre foram grande tema de debate, desde motivos fúteis e toscos, até críticas bem argumentadas, mas que, na nossa opinião, não excluem a necessidade, que é histórica, de nosso país e nosso povo negro e pobre às cotas.
Mas chamou-nos a atenção um artigo de um juiz federal, publicado no sítio internet Vi O Mundo, que manifesta os motivos pelos quais ele, não favorável às cotas, hoje se tornou defensor de sua existência, de seu aperfeiçoamento e de uma maior abrangência.
"Quem procurar meus artigos, verá que no início era contra as cotas para negros, defendendo – com boas razões, eu creio – que seria mais razoável e menos complicado reservá-las apenas para os oriundos de escolas públicas. Escrevo hoje para dizer que não penso mais assim. As cotas para negros também devem existir. E digo mais: a urgência de sua consolidação e aperfeiçoamento é extraordinária."
O texto na íntegra, intitulado AS COTAS PARA NEGROS: POR QUE MUDEI DE OPINIÃO, está na nossa página de Artigos e Textos.

Nenhum comentário: