quinta-feira, 2 de outubro de 2008

India, 2 de Outubro de 1869


Nasceu neste dia o idealizador do princípio do amor universal e da atuação política não-violenta, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido no mundo como Mahatma(grande alma) Gandhi.
Revolucionário, Gandhi atuou pela defesa dos direitos dos hindus na África do Sul e pela independência da Índia ante os Britânicos, além de diversos atos contra a repressão e desrespeito das minorias etnicas ou religiosas.
Pregou a igualdade, o respeito e a unidade de hindus e muçulmanos, tentando unificar a luta por um país justo e igualitário.
Conseguiu, junto ao povo indiano, a independência ante a Inglaterra em 1947, pela via da desobediência civil e da não-violência, mas não comemorou pois, junto à independência, veio a separação do povo muçulmano, que fundou o Paquistão, firmando um "fracasso" de Gandhi, na tentativa de unificar, em solidariedade, respeito e amor, os dois povos.
Gandhi foi um dos maiores exemplos de uma vida voltada a luta por justiça, igualdade e fraternidade no século XX e fica aqui registrado o nosso respeito e admiração a ele.

Nenhum comentário: