segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ação na Bienal de São Paulo

Um grupo de pichadores realizou uma ação direta na 28ª Bienal de São Paulo, hoje.
Curiosamente, lembramos ontem @s man@s pichador@s e grafiteir@s, perseguid@s como criminis@s pela prefeitura paulista, como parte da ação da higienista Lei Cidade Limpa, publicando a crônica "Morreu Mais Um..." de nossa companheira Elânia.
Milhares de trabalhos já foram, e continuam sendo, apagados em toda a cidade.
Agora a Bienal, com sua arte conceitual, planejava deixar todo um pavilhão sem exposição de trabalhos artísticos, numa cidade tão cheia de artístas das mais variadas idéias.
Mas o preconceito fala muito mais alto!
Já estamos cansados de ouvir das bocas imundas de curadores, especialistas, professores de artes, e até mesmo de outros artistas, que "grafite não é arte"!!!
Perdoem a minha ignorância, mas o que define que um quadro do Picasso ou do Miró é arte e o paredão no túnel da Av. Paulista com Av. Rebouças não é???
Afinal, mesmo lá, a prefeitura apagou todo um lado, de um muro "permitido".
A questão da arte é relativa, pois é exatamente a abstração do sonho e da idéia que dão a beleza de um desenho, uma pintura, uma escultura, etc..
Vale lembrar que o grupo que realizou a ação, não pichou nenhuma obra exposta, nem realizou nenhuma ação em outra área além do pavilhão vazio.
O vidro quebrado foi meio de fuga, já que os seguranças fecharam a Bienal para impedi-los de sair.
Um grupo chamado Arac, que realizou uma ação anterior colando sticks, antes mesmo da Bienal abrir, define em seu blog (http://grupoarac.blogspot.com/) a sensação sobre o pavilhão vazio e a tal arte conceitual, lembrando que, antigamente, muitos artístas, a quem faltava tempo ou dinheiro pra realizar uma obra, faziam um discurso como obra, enfeitando a idéia, e muitas vezes colava. E complementa que, hoje em dia, não dá mais pra discutir é o "vazio na arte", tá na hora de andar pra frente!
Nosso apoio a tod@s @s grafiteir@s, pichador@s e a tod@s @s artistas renegados pela lógica do consumo em massa capitalista!

Um comentário:

AC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.