domingo, 19 de outubro de 2008

Conflito das Polícias

Sem fazer delongas, por que a notícia todo mundo sabe, o conflito entre policiais civis e militares na última quinta-feira foi impressionante.
Sempre vimos a PM atacar manifestações populares, mas nunca imaginamos que pudesse ocorrer algo assim. Ainda mais pelo fato de as duas corporações terem origem tão próxima: a PM foi criada na ditadura militar e o GOE era um destacamento do DOI-CODI.
Agora absurda mesmo é a cobertura da mídia empresarial aos acontecimentos. E é disso que queremos falar.
O governador José Serra não foi, em nenhum momento, responsabilizado pelo desmonte e desrespeito à Polícia Civil e à segurança pública de São Paulo e pelo confronto que feriu mais de 30 pessoas.
Os jornalistas da mídia empresarial usaram todos os artifícios possíveis para descreditar o problema do governo estadual, gritando frases como "Isso é o Brasil", "Nesse país não tem segurança", "tem envolvimento de políticos da oposição" ou "A Polícia Civil é essêncial pro Brasil"...
No mesmo dia os jornais-boletins davam a notícia mas sem nenhuma menção a responsabilidade do governador e ao fato de que o PSDB governa São Paulo a mais de 10 anos sem resolver problema algum. Nenhum âncora destes jornais disse "esse governo é uma vergonha", "os paulistanos não aguentam mais", "não existe segurança", tão comuns quando o governo não é do PSDB. Ao contrário: A globo "entrevistou" o Serra e não houve uma única pergunta que comprometesse o governador.
Ninguém ficou indignado como na época do caos aéreo!
Não pediram a renúncia de ninguém!
Nos dias seguintes não houveram novos comentários, a cidade estava novamente feliz e pacífica, falava-se de eleição, futebol, trânsito... Na internet as buscas pelo termo "conflito entre policias" retornam notas inexpressívas, quase nenhuma imagem ou conflitos de outros países e outros tempos.
Cabe então perguntar: sonhamos ???
Infelizmente não!!!
Este é apenas um sintoma do que se passa em São Paulo. O governador José Serra e o PSDB estão blindados pelos grandes meios de comunicação e nenhuma notícia que afete sua imagem é amplamente publicada ou entonada.
Que o digam os assassinatos de 400 pessoas após os ataques do PCC, por serem "suspeitas"; o buraco do Metrô; a repressão policial aumentada; os benefícios públicos pagos via Itaú; a greve das universidades; a máfia das ambulâncias; as 69 CPI's contra Geraldo Alckmin (barradas) e tantas coisas mais...
Felizmente, ainda restam jornalistas sérios e recomendamos aqui algumas páginas na internet, que tem links pra outras páginas, com a visão não-empresárial da crise de segurança pública:
Fórum no sítio Conversa Afiada:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=484
Entrevista com o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo José Leal:
http://paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=767
Artigo: Serra administrou a crise na Globo. Ele se esqueceu da Record no sítio Conversa Afiada:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/forum/Post.aspx?id=772
Artigo: Imagine as manchetes se o governador fosse Brizola ou alguém do PT no sítio da Agência Carta Maior:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=15306
Comitê de Greve da Polícia Civil
http://www.comitepelaseguranca.com.br/

Nenhum comentário: