domingo, 19 de outubro de 2008

41 anos sem Che Guevara

No dia 9 de outubro de 1967 era assassinado Ernesto Guevara de La Serna, Che Guevara.
Perseguido e emboscado na selva, enquanto tentava junto a outros companheiros fomentar uma guerrilha socialista na Bolívia.
Guevara nasceu na argentina em 14 de junho de 1928 e, pouco antes de se formar médico, realizou viagem pela américa no intuito de conhecer melhor o continente e seu povo. Ficou indignado com a situação de miséria e exploração dos americanos pobres e, em sua segunda viagem pela américa, parou no México, onde conheceu um grupo de homens que estavam se preparando para iniciar, em Cuba, uma guerrilha contra o governo do ditador Fulgêncio Baptista, aliado dos Estados Unidos.
Após o triunfo da revolução cubana em 1959, saiu em jornada com outr@s companheir@s, para fomentar guerrilhas socialistas em outros países. Vai para o Congo e depois para a Bolívia, onde acabaria assassinado.
Os militares bolivianos desapareceram com seu corpo, que só foi encontrado e devidamente sepultado em outubro de 1997.
Em memória a sua luta e caráter a editora Expressão Popular, a Brazucah Produções, a Livraria Cultura e o Memorial da América Latina realizarão um ciclo de documentários e palestras, que acontecerá entre os dias 23/10 e 2/11, apresentando a história e atualidade de pensamento revolucionário de Che Guevara, que se transformou num ícone do socialismo na América Latina e no mundo.

clique na imagem para ampliá-la

Nenhum comentário: