domingo, 26 de outubro de 2008

91 anos da Revolução Russa

Em outubro de 1917 consolidava-se um dos eventos mais importantes do século XX: A Revolução Socialista na Rússia.
Fruto de um processo iniciado em fevereiro de 1917, na verdade bem antes que isso, foi uma demonstração de que o capitalismo não é a única estrutura política-econômica-social possível à sociedade moderna.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas obteve incríveis avanços em questão de educação, cultura, saúde, tecnologia, trabalho, diminuição da miséria, produção, etc. e, como todo sistema, teve também seus problemas, com a personalismo, a burocratização, o autoritarismo, a distância do povo, etc..
Após o fim da segunda guerra, a URSS foi atacada violentamente pelo bloco capitalista e, a exemplo do bloqueio a Cuba perpetrado pelos Estados Unidos, sofreu um bloqueio europeu e constante financiamento e incentivo aos opositores do regime socialista. Inglaterra, França e Estados Unidos, principalmente, foram os grandes financiadores de desestabilização da URSS, que, aliados com as próprias dificuldades e erros cometidos pela burocracia Bolchevique, culminaram na chamada implosão da União Soviética.
Isto, é claro, é um resumo muito resumido, mas vale à pena estudar e conhecer melhor o que foi o processo soviético, principalmente num momento em que o capitalismo mostra sua incapacidade de conter a exploração, a miséria, a fome, o desemprego, a maldade...
Mas, cuidado sempre com a "história dos vencedores", que só dizem que a URSS foi uma "idéia medieval", "antiquada", "autoritária", de "anti-cristos", velhos rótulos pra desmerecer e invalidar um sistema contrário à loucura pelo "lucro acima de tudo".

Nenhum comentário: