segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Somos Tod@s American@s

Uma coisa muito comum de acontecer é o irreconhecimento de nossa condição social, política, cultural e afins...
Exemplo disso é quando falamos de nacionalidade e dizemos que somos brasileir@s, outr@s são argentin@s, uruguai@s, etc., mas os estadounidenses são americanos, ou na menos pior hipótese norte-americanos!
Não somos capazes de nos identificar com nosso continente, graças a um incrível trabalho ideológico, capital-imperialista.
Entretanto, correndo na via contrária, várias organizações civis do cone sul da américa se encontraram, com o apoio do instituto pólis-logolink e da organização civicus.
Mulheres e homens, militantes chilen@s, uruguai@s, argentin@s, brasileir@s de são paulo, natal e campina grande, mas sobretudo AMERICAN@S, que estão discutindo e agindo em relação a situação do povo e da política em seus países, das formas mais variadas, institucionais ou não, mas com um fim em comum, que é uma sociedade justa e igualitária entre os seus cidadãos.
Institucionalidades à parte, o importante foi conhecer e ter uma pequena idéia do que passam e o que pensam est@s companheir@s, que lutam tanto quanto nós por seus direitos neste mundo do direito financeiro.
Organizações de estudantes, redes de organizações, conselhos populares, lutadores pelos direitos da juventude, d@s negr@s, das mulheres, da liberdade! As dificuldades são muito parecidas e os sonhos também, embora a realidade, a cultura, os costumes, a lingua, sejam distintas, o nosso inimigo é o mesmo: o CAPITALISMO!
No chile os estudantes enfrentam o governo por uma educação de qualidade, e recebem como resposta a redução da maioridade penal pra 14 anos...
Em mendonza, argentina, uma rede de organizações de jovens tenta a via do dialogo, a participação, a democracia... mas o governo finge que não entende!
Mais perto, em cidade tiradentes, jovens tentam estimular outr@s jovens a conscientizar-se de sí mesm@s, previnir-se contra gravidez, DST's e atuar em prol de seu desenvolvimento...
Outr@s companheir@s, mais próximos ainda de nós, também estavam: NCA, ação educativa, tela viva, balaio grajaú...
Não dá pra descrever todas as experiências aqui, mas fica o nosso voto de muita força, coragem e esperança à tod@s que lutam por um mundo digno pra todas as pessoas!!!

Pra quem quiser conhecer um pouco do que fazem est@s companheir@s acesse aqui:

coordinadoria de estudiantes secundários de quilpue - chile
www.autistici.org/cesq
associação de juventude AJURCC - campina grande, brasil
http://www.ajurcc.blogspot.com/
eco educación e comunicaciones - chile
http://www.ongeco.cl/
coletivo leila diniz - natal, brasil
http://www.coletivoleiladiniz.org.br/
centro de ação cultural CENTRAC - campina grande, brasil
http://www.centrac.org.br/
red de organizaciones juveniles de mendonza - argentina
www.redjuvenilmza.blogspot.com/
cientro de participación popular - uruguai
mailto:cpp@chasque.apc.org (e-mail)
eco san javier - argentina
www.accioneducativa.org.ar/sjavier.htm

Nenhum comentário: