terça-feira, 30 de setembro de 2008

Povo Equatoriano Aprova Constituinte


Novamente a mídia empresarial demonstrou o que é, para ela, liberdade de expressão: Praticamente não noticiou a vitória esmagadora do "SIM", por simples 78%, pela elaboração de uma nova constituição no equador, com o intuito de fazer valer a voz de indígenas, pobres e mulheres.
Assim como na Bolivia, o povo pobre e oprimido equatoriano levantou-se para apoiar a tentativa de construção uma democracia real, justa e igualitária, onde a próxima etapa deve ser a eleição dos parlamentares da assembléia constituinte.
Em um país de pouca tradição democrática real, acostumado à deposição de presidentes, Rafael Corrêa foi eleito presidente em 2006, concorrendo por um movimento chamado Patria Ativa i Soberana, sem nenhum apoio de governantes, já que o movimento fazia sua primeira tentativa eleitoral. Suas primeiras ações após eleito foram estreitar laços com os países latinos, propor a elaboração de uma nova constituição e ignorar os Estados Unidos.
Tendo sido rechaçada idéia da nova constituição no congresso, o povo foi às ruas clamando pela instauração imediata de uma Assembléia Constitucional e ocupou o Congresso como forma de pressionar os políticos.
Corrêa tem demonstrado-se fiel as idéias que elegeram e esperamos que assim prossiga, mantendo a dignidade do povo equatoriano como único fim de suas políticas!

Nenhum comentário: