segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Incêndio...

No último dia 30/8 realizamos a IV mostra cultural alternativa FAGULHA, reunindo pessoas dos mais variados seguimentos artistico-político-culturais, como professor@s, grafiteir@s, socialistas, atores e atrizes, desenhistas, anarquistas, músic@s, dançarinos, democratas, poetas e poetisas, radialistas, comunistas, sociológ@s, estudantes, que queriam e querem conhecer outras pessoas e outras idéias, pois existe vida, e muita, além de nossas próprias convicções e se queremos um mundo diferente deviamos começar por mudar nós mesmos, por nossas "certezas".
E, como muit@s sabem, um evento assim começa muito antes de seu dia de realização. Tem os contatos, a divulgação, a organização, montagem, seleção de atividades... e tem limpeza do espaço! Neste FAGULHA fomos ajudados de forma imensa pelo coletivo de trabalhador@s do Projeto Anchieta, que limparam o circo, os banheiros, instalaram luz, água, cederam seus equipamentos, materiais, doaram-nos seu tempo... À TOD@S vocês o nosso muito obrigado!!!
No dia do evento @s man@s do graffit começaram cedo, e fizeram lindos trabalhos que 'tão pra apreciação nos muros internos do Projeto Anchieta, em frente ao circo, e desenhos que guardamos em nosso arquivo de atividades. Os shows começaram, seguindo a tradição, uma hora atrasados, mas os manos do Saunoflex levantaram a bola com seu instrumental, seguidos pelo reagge do pessoal do Unidade, ambos via rádio, organizada pel@s man@s da Rádio Varzea, Carol, Fred, Silvia e Marília, que vieram do butantã, com equipamento na mochila, realizar a transmissão do evento.
Tião Nicomedes, com seu ato-vida teatral, provocou, incomodou, fez rir, fez chorar, enfim, deu um choque de realidade nos presente ao evento.
A mesa de discussão teve a presença de Carolina e Fred da Rádio Varzea, Tião Nicomedes ator e poeta, Wilson Honório professor de história e comunicação e Marcelo poeta e escritor do Vozes do Grajaú. O papo girou em torno de democracia e acesso nos meios de comunicação e alternativas a esses meios, e foi muito além do que serei capaz de descrever aqui. Infelizmente a participação da galera na discussão não se deu como esperavámos.
Suguindo, vieram o sons dos manos do Razzalfaya e do Raizes de Javé, acompanhados de projeção de filmes de Chaplin e documentários levados pelo Wilson. Ainda tivemos durante o evento o prazer de ouvir e ver algumas intervenções como o break da galera do Street Scorpion, o lançamento da edição 9 do Balaio Cultural, poesia com nosso companheiro Marcelino e até uma brincadeira-correria animada pel@s parceir@s do Coletivo Teatral Mimesis.
Infelizmente o nosso mano Criolo Doido não conseguiu participar, pois quando estava a caminho do evento foi assaltado próximo do BNH, não tendo conseguido nos avisar do ocorrido. É triste perceber que o povo da periferia continua investindo contra sí mesmo, atacando seus iguais, exatamente como querem as elites, a polícia e o governo.
O Criolo enviou um pedido de desculpas por não ter podido ir ao evento, mas acredito que nós é que devemos desculpas por não tê-lo podido ajudar.
Enfim gostriamos de agradecer a tod@s que direta ou indiretamente tornaram possível a realização do evento, que atuaram nele ou antes, ou ainda, depois dele, de qualquer forma... Não seria justo citar nomes, pois poderiamos esquecer alguém e tod@s que lá estiveram foram importantes...
Esperamos que, apesar de todos as falhas, o IV FAGULHA tenha lhes servido pra algo mais do que passar uma tarde de sábado.

Nenhum comentário: