terça-feira, 30 de setembro de 2008

Matrix...?

A cada dia o nosso mundo tem se tornado mais superficial e artificial.
Começando pelo oxigênio que respiramos, que de tanta poluição deve ter uma formula quimica tipo CO100O, mas indo muito além...
Nossos alimentos possuem tantos corantes, aromatizantes, fertilizantes, inseticidas, conservantes e afins, artificiais, que, na prática, temos nos alimentado de luz! Isso quando a coisa já não é totalmente artificial, como os refrigerantes, sazons, salgadinhos, etc..
Nossos produtos de higiene, como sabonetes e pastas de dente, nem é preciso comentar.
Mas também as roupas, os medicamentos, as maquiagens, os hidratantes, os tratamentos de beleza...
Isso sem contar as músicas, jogos de realidade virtual, drogas, ilicitas ou não, reality shows...
Mas o que nos provoca maior tristeza são os relacionamentos humanos artificiais.
Com essa sociedade de consumo absurda que vivemos, que consome nossas vidas todos os dias, temos o avanço tecnológico maravilhoso de ORKUTs, MSNs, fotologs, blogs, celulares (que fazem até café), que prometem te manter próximo daquel@s que já não podemos encontrar... e, no entanto, nunca nós, humanos, fomos tão solitários, deprimidos, brutos...
Esse artificialismo social, fisiológico, físico, alimentar, intelectual, etc., tem nos tornado incapazes de nos relacionar não-virtualmente com outr@s human@s como nós!
Quer uma prova simples?
Observe a quantidade de pessoas num ônibus no horário de pico e conte quantas pessoas trazem ao ouvido um fone, ligado ao celular, mp3, Ipod ou outra merda desse tipo... e não conversam com a pessoa que está com o braço, o quadril, a perna e tudo o mais prensado contra ela no busão lotado!
E isto não um manifesto anti-tecnologia. É uma crítica a esse uso nefasto do avanço tecnológico, que ao invés de se preocupar com a melhora das condições de vida das pessoas, usa seus artificios pra nos deixar cada vez mais insensíveis!
É a tecnologia a serviço da desumanização de homens e mulheres!
Será mesmo que Matrix é só um filme...?

Nenhum comentário: