terça-feira, 30 de setembro de 2008

Impérios afundam, mas costumam se debater!

(eu quero seu petróleo)

Nas últimas semanas temos recebido, por vários meios, as noticias da crise da economia estadounidense. Crise mais do que esperada, por todos que compreendem na carne a lógica de exploração capitalista.
Isso não é dito de hoje, mas a economia baseada em exploração, acumulação, lucro máximo tende a se auto-consumir, pois a sutentação de tal estilo de vida depende de ter de onde tirar, ou explorar, e onde enfiar sua produção.
Este "enfiar", por sua vez, depende de outras nações manterem uma cópia do seu estilo de vida, seja por conveniência, seja por imposição.
Como não somos economistas a nossa análise econômica não vai além disso!
Embora a mídia burguesa date de agora essa crise, nós entendemos que ela vem se arrastando de muito antes... Inclusive se considerarmos a possibilidade de os próprios Estados Unidos terem jogado os aviões contra o WTC, para justificar seus ataques contra as nações detentoras de petróleo e outros combustiveis ou qualquer coisa que eles achem necessária a seu benefício.
Afinal, pra um país imperial, que são 3000 vidas quando se pode manter o American Way of Life de 300000000 e, de quebra, intimidar o restante do mundo com sua retaliação?
O colapso de sua economia é só um passo no caminho de todo império: A QUEDA!
Os Estados Unidos se aproveitaram de diversas situações no mundo pra levantar o seu império:
quase não sofreu danos na primeira e segunda guerra; financiou a reconstrução de grande parte da europa; apoiou ditaduras em toda américa latina pra garantir seus interesses; interviu onde bem entendeu no mundo com apoio da ONU(leia-se capacho estadounidense); impôs seu programa econômico a todas as nações que pediram-lhe alguma ajuda; tantas outras que não caberão aqui.
O que falta, novamente, são as esquerdas unificarem-se para propôr, e praticar, alternativas ao sistema capitalista e também para ajudar numa organização popular para resistir aos possíveis ataques desesperados de um império em decadência...
E pode esperar, estes ataques virão!

Nenhum comentário: