quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Política de Discriminação

Você já se perguntou por que os bairros nobres têm muito mais equipamentos e espaços de cultura do que os bairros pobres...?
Provavelmente já, e também pensou em prováveis respostas como: eles têm mais dinheiro, os bairros ricos possuem maior acessibilidade, essas resportas batidas de neoliberais que nos acabamos por repetir...
Mas, num momento inesperado surgiu pra nós uma resposta que, apesar de sempre acharmos que governos servem pra foder o povo pobre, não tinhamos pensado... Existe um processo discriminatório "legalizado" perpetrado pelas subprefeituras na distribuição de recursos para a cultura...
A coisa é mais ou manos assim: A Subprefeitura investe em cultura na sua região, proporcionalmente ao que ela arrecada em impostos... ou seja numa região como o Grajaú, onde não há muita arrecadação, em relação ao Campo Belo que tem condominios de luxo, grandes prédios empresariais, a depreciação dos valores a serem investidos no Grajaú é absurdamente grande.
E isso não é teoria da conspiração, foi um fúncionario da secretaria de cultura do município que nos disse isso.
E daí os caras vem pra cá com esse papo de construção do pólo cultural, como se um único lugar fosse capaz de solucionar o problema de exclusão cultural de 400 mil pessoas, isso só no Grajaú... e Parelheiros, Marsilac???

Nenhum comentário: