segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Não vamos perguntar "por quê"?

A grande mídia continua dando sinais de maior embrutecimento. Hoje pela manhã (13 de novembro) o âncora Luciano Faccioli, do SP no Ar, gritava empolgado, sobre um assalto: "um dos assaltantes morreu, ainda bem, menos um!!!".
E nota-se em todos os meios de comunicação jornalísticos(?) uma maior exploração de assaltos, assassinatos, sequestros e afins, carregados de comentários exaltados de seus/suas respectiv@s apresentador@s, justificando cada vez mais a violência e a repressão policial-estatal, e a morte de qualquer um/a que ameace @s dit@s "cidadãos de bem".
Utilizando de argumentos e expressões adjetivas sensacionalistas, com o fim de tornar o dito criminoso num monstro sem sentimentos, inumano, desmerecedor de qualquer compaixão ou direito, esses âncoras realizam um processo de amedrontamento e desespero, que faz com que todas as pessoas se sintam ameaçadas e temerosas de sair às ruas e, por conseguinte, concordantes de qualquer ação do estado que os proteja desses ditos criminosos.
Numa rápida passada pelos fóruns de discussão na internet, nota-se crescente a temática sobre pena de morte, com discursos cada vez mais afirmativos em favor desta ação.
O que não se lembra ou comenta são as circunstâncias que levaram estas pessoas a cometer os tais crimes. E não se trata de compadecer com assassinatos, sequestros ou afins, como muit@s acusam @s que defendem outra forma de "política de segurança".
Só para começar, o DIEESE aponta que o salário mínimo ideal, para se viver com dignidade dentro dos parâmetros de nossa constituição federal, seria R$ 2014,73(www.estadao.com.br/economia/not_eco273616,0.htm).
Atualmente o salário é 4 vezes menor...
Fora isso há os direitos humanos básicos, moradia digna, acesso a saúde, educação de qualidade, acesso a cultura, direito à alimentação de qualidade e tantos outros (constituição federal - artigo 5° e seus incisos).
Não é preciso ser um Mago Merlin para notar o quanto são desrespeitadas as leis sobre os direitos das populações pobres de nosso país, o quanto é péssima a escola, os hospitais, o acesso a cultura ou a situação de moradia na periferia e d@s morador@s de rua.
É muito bonito ver um/a jovem de periferia não entrar no crime ou na droga, mas essa situação é cada vez mais difícil, mesmo pros que já não são tão jovens (vide artigo "chega-se ao fundo do poço... e cava-se mais?").
Agora façamos a pergunta que na grande mídia não se pode, ou não se quer fazer:
QUAL CRIME LEVA AO OUTRO, O DO ESTADO BRASILEIRO QUE DESCUMPRE A CONSTITUIÇÃO E NEGA NOSSOS DIREITOS MAIS BÁSICOS OU O DAQUEL@S QUE VIVEM COMO PODEM, DESDE CRIANÇAS EXCLUÍD@S DO BÁSICO DA VIDA EM SOCIEDADE, QUE RECORREM AO ASSALTO, AO FURTO OU AO SEQUESTRO PARA TER O QUE PRECISA E/OU QUER?????????????????
Numa fria avaliação é até um ato de legítima defesa: Em uma situação de opressão e exploração você não reagiria???
As elites brasileiras mais uma vez querem eliminar tudo o que representa ameaça aos seus lucros e privilégios, sejam movimentos sociais, sindicatos ou as pessoas pobres, e usam a grande mídia pra convencer as próprias vítimas de que isso é o melhor pro Brasil.

Um comentário:

Layla disse...

Bom,
Concordo plenamente com a crítica!
Tenho apenas uma tese diferente quanto ao fato mídia, governo, classe baixa e a classe alta.
Veja bem, percebi a apelaçao da mídia junto aos sequestros, mortes e roubos(e que ja são sem novidades para todos á tempos!)esses dias. Inclusive durante uma entrevista de trabalho que fiz na quarta-feira fiz uma redaçao sobre!
A crise financeira mundial esta realmente abalando todos os setores que dela depende, ou seja, TODOS, rs. Enfim, passo pelo Jardim Paulista quase que diáriamente, e dia após dia vejo mais placas de "vende-se" ou "aluga-se", e com a mídia nao tem sido diferente, os programas acabaram sendo vendidos para o tal "ibope". E o que gera mais especulaçao? Essas tais noticias, quem foi? Aonde foi? A pessoa foi presa? Morreu? (Engraçado as vezes pareçe que as pessoas torçem para que algo de ruim aconteça para que algo preencha mente ociosa, que na minha opiniao hoje em dia ocorre muito pela falta de trabalho "artesanal", a falta da criaçao,de ter que se dedicar ha algo para que aconteça, enfim). Com exemplo, uma menina de 15 anos e sequestrada e permaneçe 4 dias com o sequestrador, amidia atenta a todos os passos, o resgate "heroico" da policia, o depoimento do responsavel pelo resgate, que apareçe rapidamente no plantao, entre filmes e novelas, cheias de herois e vilãos, pouco tempo depois, pela primeira ve na historia dos Estados Unidos da América, é eleito um presidente negro, com propostas inovadoras e promissoras, a notícia dura 1 dia na televisão e internet.
Ai me pergunto, o Ipobe depende da classe baixa? Da classe alta? Da mídia? Da polícia? Do ladrão? É de todos esses enfim. E a política? De todos esses tambem, e passada a hora de reivindicaçoes, ha anos atras quando o Brasil sofria com a ditadura, todos saiam as ruas (e olha que a punição por tal ato, era bem mais rígida e "sanguinária" rs eu diria).

"Cai o rei de espadas, cai o rei de ouros, cai o rei de paus e cai nao fica nada!"

Bom eh isso me perdoem o texto confuso e cheio de erros, estou no meio de um baita trabalho...achar um! rsrs

Paz e Luz!

JAHMOR