segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas, 1964-1985

O projeto Memórias Reveladas, criado pela Casa Civil da Presidência para tornar públicos arquivos do período da ditadura militar, terá inicio de trabalho em São Paulo, através do Arquivo Público do Estado.
O arquivo contará com documentos, dossiês e fichas recolhidos, pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), do Conselho de Segurança Nacional (CSN), da Comissão Geral de Investigações (CGI) e do Serviço Nacional de Informações (SNI) e registros de instituições que firmaram convênio com a Casa Civil. Assim "será criado o banco de dados Memórias Reveladas, alimentado online pelas instituições parceiras com informações dos acervos do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS), referentes ao período de 1964-1985. Também fará parte deste banco de dados a documentação do Arquivo Nacional sobre a ditadura militar."
Todos estes arquivos ficarão disponíveis na internet, no sítio do Arquivo Público do Estado de São Paulo, muito embora já o devessem estar desde 7 de novembro.
Infelizmente, quando buscado no sítio do Arquivo Público, do Governo do Estado ou em ferramentas da internet, o projeto Memórias Reveladas, não trazem qualquer resposta satisfatória, valendo aí a boa vontade daquel@s que se dispuserem a procurá-lo, tendo sucesso, pedimos avisar-nos por e-mail, ou deixando um comentário aqui mesmo.

A página onde consta a notícia sobre o projeto, no Arquivo Público do Estado de São Paulo, é:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ver_noticia.php?id=25

Nenhum comentário: