domingo, 22 de fevereiro de 2009

VI Fagulha: Até debaixo d'água!

A sexta edição da Mostra Cultural Alternativa - Fagulha, realizada na sequência da apresentação do bloco de carnaval do Projeto Anchieta, recebeu uma visita um tanto inesperada, pelo menos na intensidade: A chuva!
Durante mais de uma hora choveu torrencialmente e o evento atrasou quase três horas, tanto pelo público que não topou o toró, quanto pelo trânsito que segurou @s grupos participantes, ou, ainda, pela água que invadiu o espaço.
Mesmo assim o dia foi carregado de atuAções, intervenções e participações incríveis. Começado pelos manos do graffite, soltando a arte nos madeirites do espaço, o grupo Favela Atitude deu caminho às intervenções do dia, trazendo um sapateado com RAP que deixou a galera perplexa, seguido pelo som de Nerds Attack, estourando o HardCore. A moçada do Grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola deu sequência com história, cultura, troca de conhecimento, música e o belo jogo de angola, deixando todo mundo fascinado.
O dia prosseguiu com o grupo Sotádicos, mandando um som experimental, seguido pelo debate da construção histórica do carnaval, que teve a participação de um grupo de palhaços questionando a "palhaçada" do "carnaval global". Finalizando, o grupo Sentimento de Fúria lançou suas rimas sobre a galera presente e o Coletivo NCA exibiu seu primeiro longa metragem, "Videolência", sobre atuação de pessoas, grupos e coletivos que trabalham com áudio-visual nas periferias de São Paulo.
Com muitas trocas de idéias, diversão, interveção e atuAção, esperamos que o VI Fagulha tenha sido algo além da molhada de pés na chuva e no barro, que muit@s companheir@s sofreram ontem!
Agradecemos a todos os grupos, coletivos, bandas, pessoas e artistas que colaram e contribuiram humanamente para tornar o Fagulha aquilo que sonhamos: Um espaço de livre participação, de troca de conhecimentos, de convívio dos diferentes e dos iguais, um espaço pra exercer nossa humanidade.
Um agradecimento especial, a Fernanda, a Lilian e ao Tigone, que dividiram conosco o pão-de-fim-de-evento, duro que só, até mais de 1h da manhã...

Nenhum comentário: