domingo, 22 de fevereiro de 2009

A Cultura do Permanente!

Ainda desconhecida para muitas pessoas, infelizmente, mas já praticada por milhões no mundo todo, conscientes ou não do termo designativo e conceitos criados por Bill Mollison e David Holmgren, a PERMACULTURA vem surgindo cada vez mais forte, como alternativa aos danosos avanços mundo capitalista.
Nos últimos duzentos anos a humanidade destruiu o meio ambiente de forma nunca antes imaginada. Cada vez mais nos afastamos da relação com a terra, da preocupação com o amanhã, do respeito aos seres vivos humanos e não-humanos, da harmonia necessária a sobrevivência do Planeta Terra. Tentamos melhorar, se nem sequer somos capazes de compreender, a natureza, para que ela trabalhe em prol do ser humano, transformando-nos em algo externo ao meio natural de onde somos parte integrante.
Dominados por um estilo de vida intenso mas superficial, temos nos deixado levar por facilidades e comodidades que na real têm nos tornado seres artificiais: alimentos alterados, instantâneos, artificiais, roupas, itens de higiene e vaidades artificiais, etc, etc, etc.; e embora acreditemos sermos independentes, graças a nossos empregos e salários, nunca as pessoas foram tão dependentes de meios externos: não sabemos plantar, ou seja, comida só em mercado; água, só da Sabesp; energia, só da AES; tudo se compra, tudo se paga...
Aí perguntamos: E se a Sabesp não te der mais água, morres de sede???
Embora hajam centenas de previsões desalentadoras, a Permacultura vem com uma proposta e uma perspectiva de esperança pouco vista nos últimos tempos. Uma proposta de reintegração do ser humano com aquilo de que faz parte e nunca poderá viver alheio:
O meio ambiente, a natureza!
Uma esperança de que ainda há tempo de reverter o estrago de tantos anos de descaso e ganância:
Aprender a trabalhar com o óbvio!
Captação de água, pequenas plantações, reuso de água, reaproveitamento de material orgânico, redução de lixo, quebra dos nossos preconceitos, reeducação de nossas relações humanas com vizinh@s e parentes, humildade e respeito em relação à natureza, amor pela vida de tudo e tod@s.....
Não haveria espaço pra tudo o que compreende o ideal de Ética Planetária da Permacultura.
Por isso, agora está contante em nossa lista de parceiros, links de institutos de pemacultura, para maior aprofundamento dos interessados:

Instituto de Permacultura da Mata Atlântica
http://www.ipemabrasil.org.br/

Instituto de Permacultura da Amazônia
www.ipapermacultura.org

Instituto de Permacultura em Terras Secas
http://www.ipeterras.org/

Nenhum comentário: