domingo, 22 de fevereiro de 2009

Folha de SP e a defesa a ditadura

No editorial de 17 de fevereiro, que infelizmente não consta no Folha On-Line, a Folha de São Paulo fez sua já classica oposição ferrenha e cega a Hugo Chávez, em texto intitulado "Limites a Chávez".
No entanto, não bastando seu direitismo de sempre, o editorial chamou a ditadura militar brasileira de "ditabranda", alegando que o que ocorreu no Brasil era "suave" em comparação ao que ocorre hoje na Venezuela. Sem entrar no mérito do fato de Chávez ter sido eleito, em votação direta, presidente e ter sido referendado várias vezes, o que vemos é a volta as origens do Jornal Folha de São Paulo, que na década de sessenta foi apoiadora e financiadora da ditadura militar.
Só a cargo de rememoração, vale a manchete de capa da Folha, em 01/04/1964, manhã do golpe:
"Adhemar: Seis Estados Sublevam-se para Derrubar Goulart"
Embora hoje a Folha se queixe de que foi perseguida na ditadura, na verdade ela foi uma das grandes apoiadoras, junto com O Globo, Diários Associados, Estado de São Paulo e muitos outros.
Alguns companheir@s sentiram extremamente ofendidos pelo editorial sem caráter da Folha de São Paulo, entre eles @s professor@s Maria Victória Benevides e Fábio Konder Comparato e o editor do Jornal Brasil de Fato, Alípio Freire.
@s companheir@s professores enviaram cartas de repúdio a Folha de São Paulo, nas quais foram desrespeitados absurdamente em nota de redação, e o companheiro Alípio Freire publicou artigo no Jornal Brasil de Fato, que está reproduzido na íntegra, inclusive acompanhado das cartas e da nota de redação, na nossa página de Artigos e Textos.

Nenhum comentário: