terça-feira, 24 de março de 2009

Moradores do Pq Cocaia I paralisam Av. D. Belmira Marin

por Rodrigo Gomes

hoje, por volta das 7h da manhã, a população do Parque Cocaia I parou a Avenida Dona Belmira Marin, em protesto contra o silêncio, a discriminação e o desrespeito da prefeitura, nas ações da Operação Defesa das Àguas, que está despejando milhares de familias da zona sul de São Paulo de suas casas!
Após várias semanas de tentativas e uma quebra de liminar em menos de 24h, sem qualquer abertura para negociação por parte da prefeitura, o povo trabalhador do Grajaú não quer mais ilusões, como todas as que lhes foram vendidas pelas Assistentes Sociais da construtora Consórcio Santa Luzia.
Já chega de desrespeito, discriminação e violência contra o povo pobre de São Paulo!
Abaixo, o manifesto dos moradores e na página de Artigos e Textos
uma nova reportagem do Jornal Brasil de Fato


manifesto d@s morador@s do Parque Cocaia I


Quem somos, e por que estamos nos manifestando?

Somos uma comunidade de mais de 2 mil famílias, que existe desde 1975. Somos trabalhadores e trabalhadoras que, há décadas, batalham duramente para construir suas vidas e criar suas famílias de maneira honesta, aqui no Parque Cocaia I; esquecidos pelo chamado “poder público”.

Agora, da noite para o dia, estamos sob ameaça de despejo. Uma parte da nossa comunidade já está sendo expulsa, e suas casas já estão sendo derrubadas!

Hoje paramos esta avenida para fazermos ouvir nossas vozes, e reivindicarmos pacificamente os nossos direitos. Lamentamos atrapalhar a locomoção de nossos irmãos e irmãs trabalhadores, mas a nossa luta é a luta de todo o povo pobre, que padece com a falta de moradia, com a precariedade do transporte, da saúde, da educação, etc. Nesse sentido, pedimos a solidariedade de todos, quando dizemos em voz alta:

Não aceitaremos essa injustiça! Não somos invasores! Somos o povo que construiu e que constrói essa cidade, e temos direito a uma moradia digna!
Só a união e a luta do povo da periferia pode trazer a vitória na luta por uma vida digna!

Queremos um posicionamento do poder público e a garantia de moradia digna para todos os moradores do Pq Cocaia I, inclusive os que já foram despejados!

Nenhum comentário: