quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tecnologia X Trabalho

por Rodrigo Gomes

Minha mãe me disse um dia desses:
"Quando falavam do mundo livre (bloco capitalista) diziam que a evolução tecnológica ia tornar os trabalhos mais leves e menos ruins de se fazer... e hoje só se usa técnologia pra deixar o povo desempregado..."
O que viamos era uma majestosa reportagem do Jornal Nacional, sobre a revolução do ensino à distância através do método da videoconferência, que levaria o acesso a educação "onde nenhum homem jamais esteve" (perdão, isto é outra estória)!
No entanto, no correr da matéria ficou claro o novo ímpeto do Estado capitalista: ter um/a professor/a, numa sede centralizada, ministrando aula pra milhares de alun@s ao mesmo tempo, em tempo real, com interface para os alunos fazerem perguntas, tudo muito avançado e tecnológico, claro.
Mas ninguém lembrou das questões básicas (ainda que a matéria falasse só das universidades): a importância da relação professor/a-alun@; o desemprego em massa, mais ainda, de uma classe já hostilizada pela estrutura educacional-social arcaica; a padronização brutal do ensino; o aumento do ensino tecnicista, sem desenvolvimento humano ou crítico; entre muitas outras questões.
A única coisa que os urubus-de-terno da Globo se preocuparam em dizer é que esta possibilidade de ensino vai ser uma nova janela na vida de pessoas que querem estudar e não têm tempo...
Claro, o problema do tempo na nossa sociedade não tem haver com esta exploração absurda d@s trabalhador@s, de uma estrutura social centrada no sucesso financeiro e não no desenvolvimento humano... O problema são ess@s professor@s que precisam comer, dormir, amar, respirar e não são capazes de ensinar 24h por dia!
Pouco tempo atrás se iniciou a mecanização do processo de produção da cana-de-açucar em todo o estado de São Paulo. Novamente a solução para a situação dos trabalhadores foi magnífica:
el@s ficam expostos ao sol escaldante; ferem-se constantemente com os facões; trabalham pesadamente muitas horas por dia; sofrem desidratação; estão sujeitos a picadas de cobra.
Solução:
Equipamento de trabalho adequado, com todos os utensílios de segurança?
Redução da jornada de trabalho?
Contratação de maior efetivo?
Disponibilidade de água, alimentação e abrigo, no local de trabalho?
Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não, Não e Não também!
Comprou-se máquinas que fazem o trabalho de 100 campones@s e mais rápido, sem risco de ferimentos, nunca se cansa e tem ar condicionado para o motorista!
Cada máquina, um motorista!
Cada máquina substitue ao menos 100 trabalhador@s!
A estimativa de redução na oferta de emprego é de 67%!
E isso é só estimativa...
Alie a isso a criminalização dos movimentos sociais, a cooptação de praticamente todos os sindicatos, a crise econômica, a violência cada vez maior das polícias, o aumento do custo de vida, a criminalização da pobreza, o aumento das idéias fascistas...
...o que esperar???

Nenhum comentário: