quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Monopólio Total Vem Aí

por Rodrigo Gomes

Mais uma maravilha do mundo globalizado nasceu ontem:
A Brasil Foods, multinacional de alimentos, fruto da fusão entre Perdigão e Sadia... Aliás, fusão já está se tornando um termo recorrente: Unibanco-Itaú, Banco do Brasil-Nossa Caixa, OI-Brasil Telecom, etc..
Alertava Marx que esse era o fim, não em termos de extinção, do capitalismo: A "livre concorrência", aliada a busca alucinada pelo lucro máximo, num sistema de exclusão desumano, levaria a criação de grandes corporações, que por sua vez engoliriam umas as outras até restar uma e outra que controlariam o mercado mundial!!!
Parecia thriller de um novo filme de terror e assim o fizeram parecer as grandes manobristas do mundo livre do século passado... só que agora é notória a realidade da questão!
A Brasil Foods, sozinha, controlará mais de 50% do mercado de carne e margarinas, entre outras coisas, como, por exemplo, ser a terceira maior exportadora brasileira (atrás de Petrobras e da mineradora Vale).
Logo, assim como a Unilever produz quase todos os sabonetes, cremes dentais e shampoos, não teremos muita escolha sobre o que queremos comprar, ficando, ainda mais do que hoje, a mercê das grandes corporações, que por sua vez não estão interessadas em nada além do que seu lucro.
Você acredita nessa história de "sendo a única produtora, o custo fica menor e os preços diminuem"???
Falaram isso da Telefônica, e hoje, se você vai no Procon, eles te perguntam na porta:
"É reclamação contra a Telefônica?
Toma esta senha e vai naquele guichê ali, que é especial pra este tipo de reclamação..."

Nenhum comentário: